UNIDADE I – ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA
Conceitos de organização, gestão e participação e cultura organizacional
Escolas que aprendem: conceitos fundamentais
do Registro Escolar: abordagem conceitual e laboral
Supervisão e Orientação escolar – concepções e práticas conjuntas
Empreendedorismo e Gestão escolar
UNIDADE II – A ESCOLA POR DENTRO: OS CONDICIONANTES INTERNOS DE PARTICIPAÇÃO
Escola: espaço do projeto político-pedagógico
Mecanismos de Ação Coletiva no interior da Escola
Dinâmicas de Grupo: abordagem conceitual e laboral
Gestão de Pessoas
Pedagogia por Projetos
UNIDADE III – PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO
Plano de Gestão e Desenvolvimento Institucional: pedagógico, administrativo e financeiro
UNIDADE IV – POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO
A Questão Social na escola: o encontro da realidade com a educação
O direito à educação: limites e perspectivas
Currículo no cotidiano
O ECA na Escola: direitos da criança, do adolescente e da família perante à escola
Educação Inclusiva
Políticas e Programas de Educação
Avaliação de Sistemas Escolares e de Escolas
UNIDADE V – TÓPICOS ESPECIAIS
Educação Direitos Humanos
Arquitetura Pedagógica e Estrutural na Escola
Educação de Jovens e Adultos
Educação e Saúde
Alimentação e Nutrição escolar
Educação e Responsabilidade social
Educação Ambiental
UNIDADE VI – RECURSOS TECNOLÓGICOS NO AMBIENTE ESCOLAR
O uso da Tecnologia na Educação: princípios e práticas
Recursos Didáticos de apoio ao Professor
Oficinas Tecnológicas: construindo páginas na web
UNIDADE VII – PROJETO APLICADO
Diretrizes para Projetos
Orientação para Projetos
Projeto Aplicado
© 2023 ISECENSA. Todos os direitos reservados.