Engenharia de Produção
Sobre o curso
O mercado está em franca expansão para o Engenheiro de Produção, que tem perfil multidisciplinar, sólida base técnica e comportamental, além de visão para solucionar problemas de maneira sistêmica e global.
No mercado de trabalho, a cada momento, surgem novas especialidades que ampliam o campo de atuação desse profissional.
Atualmente, são 10 as áreas abrangidas pela Engenharia de Produção, de acordo com a ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção, em que o engenheiro pode atuar e se especializar: Engenharia de Operações e Processos de Produção, Logística, Pesquisa Operacional, Engenharia da Qualidade, Engenharia do Produto, Engenharia Organizacional, Engenharia Econômica, Engenharia do Trabalho, Engenharia da Sustentabilidade e Educação em Engenharia de Produção.
O engenheiro de produção é muito versátil, profissional essencial para atual dinâmica econômica baseada na inovação.
Atualmente, são 10 as áreas abrangidas pela Engenharia de Produção, de acordo com a ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção, em que o engenheiro pode atuar e se especializar: Engenharia de Operações e Processos de Produção, Logística, Pesquisa Operacional, Engenharia da Qualidade, Engenharia do Produto, Engenharia Organizacional, Engenharia Econômica, Engenharia do Trabalho, Engenharia da Sustentabilidade e Educação em Engenharia de Produção.
O ISECENSA É 1º LUGAR ENTRE AS PARTICULARES DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
ÍNDICE GERAL DE CURSOS (IGC) – AVALIAÇÃO DO INEP
Estude no ISECENSA
Você tem que fazer Engenharia de Produção aqui!
Conexão com o mercado
Traduzimos as demandas reais das empresas com o objetivo de serem solucionadas em sala de aula, solidificando o processo de ensino-aprendizagem, a partir de metodologias ativas baseadas no aprendizado por problemas e projetos.
Disciplinas modernas
O curso conta com uma matriz curricular moderna e flexível, ajustada às necessidades locais, regionais e globais. No ISECENSA, os alunos estudam Marketing Digital, Mercado Financeiro e Investimentos, Fabricação Digital, entre outras.
Espaços de aprendizagem
São diversos os ambientes projetados para o contexto de cada prática acadêmica, como o Makerspace, espaço de Coworking, laboratório de Administração da Produção, além dos laboratórios.
Estude no ISECENSA
Você tem que fazer Engenharia de Produção aqui!
Uso de softwares
O ISE investe em laboratórios de alta complexidade para capacitar os alunos no uso de técnicas e ferramentas da ciência da computação, permitindo que identifiquem falhas e criem soluções para uso dos sistemas nas empresas.
Visitas técnicas
O curso conta com inúmeros parceiros, dentre eles: fábricas e empresas da região. Os alunos têm a oportunidade de conhecer esses espaços e aprender na prática, tangibilizando os conteúdos trabalhados em sala de aula.
Muitas vagas para estágio
O aluno do ISE tem a oportunidade de concorrer a um grande número de vagas de estágio e emprego que são disponibilizadas de acordo com o perfil do curso. Você já sai da graduação com contato no mercado de trabalho.
O que as pessoas falam
sobre o Curso de Engenharia de Produção do ISECENSA
Samira Viana
ALUNA
Cursar Engenharia de Produção é um sonho, e o ISE fez com que se tornasse uma experiência única. Sou muito grata a toda base, infraestrutura e as oportunidades que nos proporcionam: estágio, participação em congressos internacionais, projetos e eventos.
Arthur Granado
ALUNO
No ISE posso contar com profissionais e uma estrutura de excelência. Aqui temos incentivo a iniciação científica, participação em congressos internacionais, eventos científicos e culturais, além de muita oferta de estágios e empregos ainda na graduação.
Raissa Campos
ALUNA
Antes de ingressar no ISECENSA, me sentia perdido em como construir minha carreira profissional. A universidade gerou em mim a certeza de estar no lugar certo, com profissionais capacitados, experiência para o mercado de trabalho e network com grandes playres.
Talita Fernandes
ENGENHEIRA
Cursar Engenharia de Produção no Ise Censa foi essencial para impulsionar a minha carreira profissional, pois adquiri conhecimentos e práticas com ferramentas utilizadas no mercado de trabalho.
ENGENHEIRA
Ser aluna da Engenharia foi uma experiência incrível! A coordenação e a equipe de professores qualificados me proporcionaram aprendizado atualizado e prático, que me capacitou ainda mais para o mercado no qual atuo como gestora. Isso fez toda a diferença!
ENGENHEIRO
Me desenvolvi muito pessoalmente e profissionalmente no ISE. Escolhi Engenharia de Produção pela abrangência da área para atuar no mercado de trabalho. Durante o curso tive oportunidades de fazer estágios em multinacionais e empresas locais.
Pedro Mancini
PROFESSOR
Se você quiser pensar ou repensar o funcionamento de uma empresa, não existe melhor opção profissional que engenharia de produção. De um pequeno restaurante até grandes fábricas, você é capacitado para ter olhar crítico sobre desenvolver e inovar na produção.
Rafaela Landim
PROFESSORA
Em uma sociedade do consumo, trabalhar com engenharia exige se comprometer com o conhecimento; questionar processos e fazer a diferença nas empresas; Falar em ISECENSA é ter certeza de conhecimento de novas tecnologias, qualidade e inovação sempre.
Engenharia de Produção
Quer saber mais sobre o curso?
Deixe seu contato que, em breve, retornamos.
Nosso coordenador
Pompilio Reis
Que tal criar produtos e negócios que impactam a sociedade? Gerenciar e liderar grandes organizações? Implementar soluções que melhoram os processos produtivos?
O Engenheiro de Produção garante que os produtos e serviços sejam entregues ao maior número de clientes, na qualidade necessária, através de um processo enxuto, que consome de forma racional os recursos de produção (materiais, homens, máquinas, informações).
O aluno de Engenharia de Produção percorrerá quatro grandes linhas de formação: Empreendedor, Gestor, Industrial e Soft Skills (competências socioemocionais), sempre conectado à tecnologia e às necessidades da sociedade.
.
.
Currículo do coordenador
Coordenador do Curso de Engenharia de Produção no ISECENSA e Coordenador da Agência ISECENSA de Inovação. É mestre pelo Programa de Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão (IFF), e especialista em Gerenciamento de Projetos pelo Programa (FGV). Formado em Engenharia de Telecomunicações (UFF) e em Engenharia de Produção (ISECENSA).
Nossos professores
Matriz curricular
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.
Anterior
Próximo
Trabalho de Conclusão de Curso
TCC
Os projetos de conclusão apresentados abordam temas atuais e relevantes para a engenharia de produção, como práticas e ferramentas da filosofia lean manufacturing, gestão de processos de negócios, business intelligence, ferramentas de planejamento estratégico e metodologias para aprendizagem ativa nas engenharias entre outros.
As bancas contam com a participação de membros externos, especialistas em suas áreas de atuação, que podem avaliar e contribuir para a evolução das pesquisas. A qualidade dos projetos explicita a maneira que estes conceitos estão sendo trabalhados em sala de aula. Abaixo alguns exemplos e trabalhos realizados pelos alunos.
TÍTULO
Aplicação do BPM em uma empresa fabricante de tubos flexíveis: uma análise comparativa
AUTOR
Vitor Barbosa Anderson
ORIENTADOR
Pedro Henrique Mancini de Azevedo
- BAIXE O PDF
TÍTULO
Proposta de redução de tempo de setup da linha de extrusão com ferramentas do lean manufacturing: estudo de caso em uma empresa de dutos flexíveis
AUTOR
Jeferson de Souza da Silva
ORIENTADOR
Pedro Henrique Mancini de Azevedo
- BAIXE O PDF
TÍTULO
Das salas de aula às empresas: a contribuição das metodologias ativas na formação do engenheiro
AUTOR
Letícia Manhães Pessanha
ORIENTADOR
Pompilio Guimarães Reis Filho
- BAIXE O PDF